top of page

HISTÓRIA

RBOT

A Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) é um espaço colaborativo de pesquisa, métodos, metodologias, debates e engajamento político, entre os observatórios brasileiros de turismo, para aprimoramento das práticas de cada de seus membros, e para a produção de dados  estatísticos,  estudos  e  inteligência de mercado de forma conjunta para o setor turístico brasileiro. 

 

Criada em 2017, no primeiro encontro de observatórios de turismo que ocorreu em Curitiba/PR, por iniciativa e liderança do, então, professor da Universidade Federal do Paraná, Dr. José Manoel Gonçalves Gândara, criador do Observatório do Turismo do Paraná, vinculado àquela Universidade, a RBOT, mesmo sem a presença do professor Gândara, que nos deixou em 2019, mas nos legou seus ensinamentos, entusiasmo e inspiração, vêm  dando exemplo de como o turismo é um setor potente para o desenvolvimento sustentável de nosso país e o quanto a informação o fortalece, faz a diferença em seu planejamento e mostra sua importância, seja na escala municipal, estadual, seja na nacional.

 

Em 2020, em plena pandemia de Covid-19, a RBOT se fortaleceu, realizando sua primeira pesquisa em rede a “Pesquisa de Sondagem Empresarial dos impactos da Covid 19 no setor de Turismo no Brasil”, ampliando sua presença na internet, com eventos constantes via web, e qualificando parcerias. Em 2021, lança sua revista a ReBOT e mais uma pesquisa nacional de avaliação de qualidade dos serviços turísticos em parceria com a TOURQUAL. Em 2022, realiza sua terceira pesquisa em conjunto, e participa de ações importantes como a elaboração do Plano Estratégico de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo no Brasil e colabora com o Núcleo Diretivo da Rede de Inteligência de Mercado do Turismo (RIMT) do Ministério do Turismo (MTur). Em 2023, a rede alcançou sua institucionalização, o que possibilitará a captação de recursos para ampliação de suas pesquisas em conjunto. Em seu encontro anual, lançou sua quarta pesquisa nacional e, no final do ano alcançou um assento no Conselho Nacional de Turismo  

 

Neste ano, 2024, a rede conta com mais de 60 observatórios membros; já está em seu 8º Encontro RBOT – momento em que seus membros se encontram para divulgação de suas pesquisas em mesas, paineis e para articulação de pesquisas em conjunto, além de articulação política com órgãos estaduais e nacionais; e vem organizando e-books sobre suas pesquisas, diálogos travados e mesas de qualificação realizadas nestes 7 anos de estrada.

MISSÃO

Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e a governança dos destinos nacionais, por intermédio da produção de dados, estatísticas, metodologias, análise e reflexões sobre a atividade turística, para subsidiar a integração e a formulação entre as políticas públicas do turismo, ações da iniciativa privada e do terceiro setor.

visão

Consolidar o Observatório Brasileiro de Turismo como instância de Governança e torná-lo referência nacional e internacional na produção, promoção e divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e mercadológicos sobre o fenômeno turístico, até 2025.

 

valores

Linha do Tempo - RBOT (avulso) (1)_page-0001.jpg
bottom of page